sábado, 31 de outubro de 2020

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - Tayra Marques


Fui até o centro com meu marido e ao passar pelo comitê da "dona de Monlevade".Ops!Da Candidata Simone Moreira, vi que o local estava cheio. Muito cheio! Como nos vídeos da campanha dela. Aquele comitê cheio e risonho. O curioso é que sempre passo na frente, pois fica na avenida de acesso ao centro e nunca vejo cheio.

Mas voltei a observar o pessoal que estava no comitê e percebi que haviam muitos servidores comissionados e a grande maioria com uniforme de trabalho. Mas 50 minutos depois quando retornei já estava tudo como sempre:  vazio! Um imenso vazio!

Mas sabe aquela pulga atrás da orelha? Ela começou a me provocar. Então liguei para um comissionado indignado que já me fez várias denúncias, um comissionado que desabafou comigo pois não aguentava mais tantas humilhações. Comentei com ele sobre minha percepção e ele me disse : "as ordens do coroné foram as seguintes. Todo mundo após sair do trabalho, tem que ir para o comitê. Todos sem exceção. Só depois de gravar os vídeos  de campanha e passar o momento de pico de carros na avenida, todos podem ir pra casa".

Aí sim, as coisas se encaixaram.

Todos obedecendo as ordens do ditador coroné.

E eles ainda vem falar em violência?

Quer violência maior do que insistir em tapear o povo, querendo reeleger uma prefeita fake que fez a pior administração da história de Monlevade?  Eu fico triste pelo exército de seguidores cegos, pois quando acordarem será tarde demais.

O Titanic ruma pro Iceberg.

Salve-se que puder!

( ref. livro/ filme ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - De José Saramago. Qualquer semelhança com realidade é pura coincidência)

ENTREVISTA COM GLADEVON - FÉ EM DEUS, FÉ NA CULTURA, FÉ NA VIDA...

O Bom Dia essa semana foi conversar com o Gladevon J Costa, um amigo que conheci na época da rádio alternativa, grande produtor cultural, também formado em jornalismo, direito e pedagogia. Já tive a honra de trabalhar com ele na Fundação Casa de Cultura, onde puder acompanhar sua eficiência e entusiasmo com a causa cultural. Hoje ele é candidato a vereador pelo PODEMOS. Mas vamos à entrevista...

BOM DIA - O que o levou a candidatar-se vereador em João Monlevade?

Gladevon - Primeiramente quero agradecer o convite para a entrevista e assim falar para os leitores do jornal Bom Dia, que é um dos maiores meios de comunicação de nossa cidade.Uma série de coisas, dentre elas o fato de ver que a nossa política municipal não se renova. Acredito que as pessoas de bem e que sonham em dias melhores para nossa João Monlevade, devem sim, se envolver com a política e buscar fazer a diferença. Num primeiro momento relutei em aceitar a ser candidato, mas sou homem de fé, busquei na direção de Deus e em conversas com minha família, amigos e lideranças de nossa cidade, decidi que esse é o momento de contribuir ainda mais com a nossa sociedade.


BOM DIA - Vc sempre foi ligado a cultura, seja trabalhando em rádio, seja trabalhando com produções, seja como diretor da casa de cultura. Como vc acha que a câmara pode ajudar a arte e a cultura?


Gladevon - A Câmara Municipal é conhecida como a “Casa do Povo” A cultura e arte são importantes meios de obtenção  do conhecimento  e mantém estreita relação com  a educação. Por isso, são indispensáveis políticas públicas que devem estar presentes em qualquer câmara municipal e ou plano de governo. Nos últimos anos nossa arte e nossa cultura foram jogada as “traças”, completamente abandonadas. Através de projetos de lei, podemos implementar uma economia criativa, usando a cultura e arte local como gatilho.


BOM DIA - Na sua passagem pela Fundação Casa de Cultura, vc teve oportunidade de conhecer toda a exuberância artística da cidade. Acha que dá pra fazer dinheiro com isso? Acha que arte e cultura são valores econômicos?


Gladevon - Sim, se falarmos de Brasil, o setor emprega cerca de 5 milhões de pessoas, entre formais e informais, o que representa mais de 5% de toda mão de obra brasileira. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima que a cultura equivale a 2,5% do PIB brasileiro, equivalente a 170 bilhões de reais. Portanto, a arte e cultura são importantíssimas para nossa economia. Em João Monlevade o que falta é acreditar nesse potencial criativo de nossos artistas. Temos na cidade bons exemplos de pessoas que vivem da arte, buscam o sustento de famílias inteiras através de sua arte. Talentos nossa cidade tem de sobra, o que falta são projetos que apoiem e dêm suporte para fazer essa economia girar.


BOM DIA - Não acham que faltam mais vitrines para a arte? Espaços para fruição da produção artística?


Gladevon - Sim, falta e muito, quando fui diretor executivo da Fundação Casa de Cultura fizemos de tudo para que nossa arte e cultura ocupassem os espaços, principalmente o público, buscamos parcerias com a iniciativa privada, como por exemplo, o Banco do Brasil que abriu espaço para exposições de artistas locais, o saguão da prefeitura, a Rua Nova York, a Praça do Povo, os espaços da Casa de Cultura, o Sindicato dos Metalúrgicos, enfim, travávamos uma odisseia para oferecer espaços para arte e cultura local, mas com o passar dos anos, tudo se perdeu, mas acredito que poderemos conquistar esses espaços novamente .Os parceiros estão ai, o que falta é a vontade de fazer acontecer.


BOM DIA - Vc hoje trabalha no sistema prisional. Tem cultura nesse meio? Bons conteúdos são oferecidos para ajudar os reclusos em sua recuperação?


Demais. Temos o Projeto Leitura para a vida, que possibilita o reeducando ter contato com o mundo literário. Devido a pandemia este projeto está suspenso temporariamente Aqui em João Monlevade os reeducandos produzem artesanatos incríveis, o que gera renda para suas famílias. Também tivemos escola de música e os nossos reeducandos inclusive participaram de festivais como de música, desenhos, literários, todos realizados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. O artesanato continua firme. É preciso que nossa sociedade entenda que familiar de preso não é preso e que essas famílias necessitam de apoio. Pretendo como vereador, buscar espaço público/privado para que essas famílias possam expor e vender esses artesanatos, o que também contribui e muito para a economia local. São famílias que vivem na cidade, que consomem no comércio local, que fazem a economia girar. No nosso município, temos muitos talentos artísticos no Sistema Prisional, o que falta é apoio da prefeitura e câmara municipal.

 

BOM DIA - Acha que o tratamento dado aos presos é humano e sensível?

 

Gladevon - Em João Monlevade, local que eu trabalho, fazemos de tudo para humanizar esse tratamento. Não se pode recuperar alguém se não o tratar como ser humano. A participação da sociedade na reintegração do detento ao convívio social é um fator essencial para que a ressocialização surta efeitos positivos. Portanto, precisamos criar políticas públicas locais para que de fato, o reeducando seja reintegrado na sociedade. Rogério Greco, um dos maiores juristas do Brasil e ex- Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, afirma que “O estigma da condenação, carregado pelo egresso, o impede de retornar ao normal convívio em sociedade”, então nossa sociedade também faz parte dessa humanização.

 

BOM DIA - Vc também é uma pessoa da Fé. Não acha que faltam eventos gospel? Acha que existe paz entre as religiões ou o clima é de guerra pelos fieis?


Gladevon - Sim, meus caminhos são sempre direcionados pela fé. Na realidade na cidade praticamente não existem eventos voltados para esse público, o que é lamentável. No meu período na Fundação Casa de Cultura, realizamos diversos. Os aniversários da cidade foram marcados por grandes eventos gospes, como o cantor Fernandinho, o Padre Fábio de Melo, também fizemos edições do projeto mais que rock com artistas golpes locais. Não só realizamos eventos golpes, como também incentivamos os talentos locais. Aqui em João Monlevade, Graças a Deus a tolerância religiosa é uma marca do povo.

 

BOM DIA - Em sua gestão na Casa de Cultura, uma das áreas que vc teve atenção especial foi com o patrimônio histórico. Não acha que tá faltando cuidados maiores com o centro industrial? E a Escola de Santana? Não deveria ser objetivo de diálogo do município junto a secretaria de cultura, pra recuperar esse espaço que é Monlevadense e deveria ser utilizado pelo município?


Nossa, como lutamos por nosso patrimônio histórico cultural viu. Trabalhamos muito para  que nossas  Guardas  de Congados, Corporações Musicais fossem tombadas como Patrimônio  Histórico e Cultural. O Governo de Minas  através do  IEPHA,  por  meio  da Lei nº 18.030/2009, criou o ICMS CULTURAL e através da preservação dos patrimônios históricos culturais os municípios ganham uma pontuação e essa pontuação é revertida em recursos financeiros. Chegamos a atingir 12 pontos, o que gerou receitas para nossa cultura e que possibilitou durante aquele período,  preservar  nossa rica história cultural.  A região do centro industrial está abandonada a anos e precisa ser revitalizada porque faz parte da nossa história. Minha proposta para o Prédio da Escola Estadual Santana é transformar o local no tão sonhando museu do aço. Isso é possível através de parceria público privada. Coisas simples de serem feitas, basta vontade Política. Já sobre a imagem de Sant'ana, apesar de esta bem cuidada na Igreja São José Operário, nosso desejo é abrir o debate com a sociedade e ver se concordam que ela volte para o seu lugar de origem, que é o prédio da escola. O prédio se tornando o museu do aço, nada impede que a imagem volte para lá. (Inclusive a imagem faz parte do patrimônio histórico e cultural de João Monlevade).


BOM DIA - O que acha de transformarem o Museu do Aço em Museu do Osso? Eu falo da transformação do Museu que seria inaugurado no Areião, num canil?


Gladevon - É uma situação polêmica. O local recebeu recursos federais para que fosse construído o museu do aço, mas infelizmente apesar de existir uma lei local que obrigue o prefeito que estiver no atual mandato, a dar continuidade às obras iniciadas por seu antecessor, como não existe efetiva fiscalização por parte dos vereadores, a obra foi abandonada e agora vai virar o canil municipal. Claro que um canil municipal é urgente, mas, não sei se o local é o apropriado. Próximo ao local é cenário dos grandes shows na cidade, daí vem a pergunta: como esses animais ficarão em dias de shows? Será possível controlar os decibéis do som? Qual impacto nesses animais mesmo que seja um só dia de show? Alguém pensou nisso?

 

BOM DIA - Vc foi responsável por uma proposição polêmica, de redução do salário dos vereadores. Antes de entrar vc já propõe cortar na carne. Acha que isso moraliza o oficio legislativo?

 Gladevon - Verdade, uma proposta polêmica. Penso que quem quer o bem não se importa com o preço. Eu quero o bem de nossa cidade. Infelizmente o cargo de vereador em João Monlevade parece que virou “bico”, nenhum dos atuais vereadores ocupam o cargo em tempo integral. Todos têm outras atividades paralelas, portanto, nada mais justo do que receber somente pelo tempo trabalhado na Câmara Municipal. Vi que outros candidatos lançaram propostas como doar parte dos salários para entidades, porém, doação é ato voluntário e pode sessar a qualquer momento, a redução salarial é algo “perene” e a economia gerada para os cofres públicos é muito maior, pois com a redução salarial as despesas análogas ao salário também serão reduzidas. Não é um projeto fácil de ser aprovado, mas basta acessar a internet e ver como isso aconteceu em diversas cidades do Brasil, o que precisa para ser aprovado é uma grande mobilização popular, é o eleitor cobrar do vereador em que ele votou para que o mesmo vote a favor da redução.

BOM DIA - A ultima pergunta: se vc for eleito, o que Monlevade esperar de vc?


Gladevon - Podem ter a certeza que serei um vereador atuante, irei fiscalizar, propor projetos que melhore a vida de nossos cidadãos e cidadãs, apresentar preposições sérias. Trabalharei em prol daquilo que acredito, cultura, educação, lazer, saúde. Não farei do cargo um balcão de favores, lutarei para que todos indistintamente tenham serviços públicos de qualidade.

 

BOM DIA - Deixe seus contatos para quem quiser conhecer suas propostas ou interagir com vc...

Gladevon -  Estou no Facebook e terei o maior  prazer em  sanar  mais  dúvidas. https://www.facebook.com/glaevon.costa

É glaevon,costa mesmo.kkk








 









sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ENTREVISTA COM NÁDIA GUIMARÃES, SEXÓLOGA, COACH E CANDIDATA A VEREADORA

Eu amo o ofício de entrevistar, pela possibilidade de conhecer pessoas incríveis todos os dias, fazer amizades, estabelecermos conexões e principalmente aprendermos. O Jornal Bom Dia dessa semana me proporcionou a alegria de entrevistar a sexóloga, coach, educadora sexual e candidata a vereadora Nádia Guimarães. Nádia tem uma trajetória muito interessante, já foi secretária de assistência social no município, gerente de banco e tem muitas histórias pra contar. Mas vamos à entrevista.

Quem é Nádia Guimarães?

Uma Mulher que acredita na Vida e que busca sempre Inovar. Trabalhei no Bradesco, 25 anos. Comecei como escriturária, chegando ao cargo de Gerente Geral. Fui Secretária de Assistência Social, por 01 ano e 04 meses. Atualmente atuo como Coach, Sexóloga e Educadora Sexual.

O que essa vivência no Banco representou pra vc. Deu pra aprender muita coisa?

A minha formação profissional foi toda dentro de um banco, 25 anos, não são 25 dias. No Banco aprendi a ter Foco, Metas e Objetivos para alcançar resultados. Como empresa privada, o atendimento é muito exigido, percebi a importância de ouvir e resolver os problemas e/ou dúvidas dos clientes. Muitas vezes não consegui atender o cliente como ele queria, mas compreendi que dar uma resposta as suas dúvidas é essencial, mesmo que essa resposta não seja a desejada pelo cliente. Sabe uma coisa que aprendi muito no banco e vejo que isso faz toda a diferença na nossa vida, independente da área de atuação? A busca por informação, a leitura, a “curiosidade”, estar sempre aprender, com a aprendizagem adquirimos conhecimento e conhecimento traz mudanças e inovação.

Marcos, há pouco tempo li uma frase interessante, que dizia: “Não existe gente inteligente, existe gente curiosa.” E concordo, através da curiosidade é que buscamos aprender, procuramos criar, inovar, na curiosidade procuramos soluções para questões que nos incomodam e nos inquietam.


Como foi essa experiência como Secretária de Assistência Social?

Curiosa... não estou menosprezando em hipótese alguma o cargo ou a minha experiência. Ao contrário, quero mesmo é Engrandecê-la. Entrei no serviço público, como assessora de Dorinha Machado que era a Secretária de Assistência Social aqui em Monlevade, por questões pessoais ela teve que se afastar. Como assessora aprendi muito, estudei muito, corri mesmo em busca de conhecimento. Quando sou contratada procuro fazer o meu melhor e para fazer o meu melhor, fui estudar. Como você sabe, fui bancária por 25 anos, foco, metas, resultados...foi mesmo um grande desafio.Ser assessora me moldou, quando assumi o cargo de Secretária já me sentia preparada para ser a Gestora da pasta. Sou muito exigente comigo mesma, gosto do meu trabalho bem feito, busquei conhecimento técnico em cursos e através de leitura de material pertinentes a assuntos relacionados à Secretaria e ao Cargo. E claro, não posso esquecer aqui dos profissionais- servidores públicos efetivos e comissionados que foram muito generosos comigo e sempre me ajudaram nas questões e desafios que aconteceram no dia-a-dia. Os cursos e leituras foram essenciais, mas só aprendemos mesmo na vivência, na prática, nos acontecimentos diários que nos desafiam e ensinam.


E como a sexologia entrou em sua vida?

Em 2007, aos 37 anos, fui diagnosticada com um câncer no reto, fiz quimioterapia e radioterapia. Por causa do tratamento, principalmente da radioterapia, fiz menopausa precoce, e junto a menopausa vem todas as questões que acabam interferindo na nossa vida, e também na nossa vida sexual, dilemas esses que podem ser amenizados, mas, infelizmente a falta de um dialogo aberto e sincero entre médico e paciente, acaba gerando insatisfação e tristeza. Pela minha Curiosidade, fui buscar informação, estudar, aprender e claro, melhorar minha vida sexual, que não estava como eu queria.

Enquanto estava na secretaria comecei a perceber como nós mulheres somos carentes de informação e informação de qualidade em toas as áreas, principalmente na área da sexualidade. Sempre falo que tenho uma mentora, uma Mulher, médica extraordinária que é minha grande influenciadora, professora e apoiadora. Em uma de nossas conversas, comecei a falar da grande necessidade de informação que percebi que nós mulheres temos na área da sexualidade, independente dela ter tido uma doença séria ou não, questões mesmo do dia a dia, falei para ela do meu interesse em estudar a área da Sexualidade e ela me ajudou, ajuda e me orienta até hoje...brinco que ela é minha musa inspiradora.

Nós mulheres crescemos muitas vezes sem nenhuma orientação na área da sexualidade, tudo é proibido, escondido, falado baixinho para ninguém escutar.  Ainda existe muito tabu, preconceitos, medos e dúvidas quando falamos em sexualidade.

Infelizmente esta desinformação prejudica muito a nossa vida, enquanto mulher , dona do nosso corpo, das nossas vontades e desejos.

Quando olhamos para os Homens, também percebemos a falta de orientação na área da sexualidade, mesmo a eles, tudo sendo permitido... eles estão tão perdidos quanto nós. O que os homens aprendem nos filmes pornográficos, nada tem a ver com a realidade nossa de cada dia.

Defendo a Educação Sexual, com responsabilidade e respeito, acredito que a informação e a orientação correta irá ajudar as crianças e adolescentes se protegerem dos abusos sexuais que infelizmente está mais presente em nossa vida do que imaginamos.


Vc acha que as pessoas estão mais abertas ou ainda há muito conservadorismo?

Apesar da facilidade de acesso as informações, internet principalmente, ainda existe muita desinformação. A internet tem muita coisa boa, mas, infelizmente existem muitas publicações que não são confiáveis. Por isso, defendo a Educação Sexual, ressaltando que esta educação seja com respeito e responsabilidade. Conservadorismo? Sim. Vejo esse conservadorismo mais como a falta de informação correta, percebo nos encontros que faço, mesmo com mulheres mais conservadoras, que ela também querem saber, conhecer e falar mais abertamente sobre as dúvidas, medos e situações do seu dia a dia que acabam interferindo, muitas vezes negativamente em seus relacionamentos.

Falo que para falar de sexo e sexualidade, não preciso ser vulgar.

Só abrindo um parêntese aqui:

Sexo é característica que distingue o macho da fêmea nos animais e nos vegetais; conjunto de pessoas que tem a mesma conformação física.

A sexualidade é um aspecto comum a todas as pessoas, ela está presente desde que nascemos e vai sendo construída e desenvolvida no decorrer de toda a vida, através das experiências que vamos tendo ao longo dos anos. É influenciada pelo contexto social, cultural, histórico, psicológico, econômico, político, religioso e éticos em que o sujeito está inserido.

Como a sexologia pode ajudar a melhorar a vida das pessoas? Da comunidade?

A atividade sexual, é uma função importante na vida das pessoas solteiras ou casadas e para ter uma vida sexual mais feliz, precisamosnos conhecer mais, deixando de lado o tabu, medo, preconceito e também a timidez.

A sexologia também aborda temas como abusos sexuais, educação sexual, disfunções sexuais(feminino e masculino),gravidez, controle de natalidade e aborto

É importante explicar queSexualidade não é sinônimo de sexo. Enquanto o sexo está ligado ao prazer do corpo e do ato sexual em si, o conceito de sexualidade vai além do prazer físico e abrange questões como a afetividade, a individualidade, o respeito e a comunicação.  A vivência sexual é influenciada por muitos fatores como estressetristeza, insegurança, medo, religião e baixa autoestima. 


Você lutou e venceu um câncer e o tema lhe sensibiliza muito. O que essa vitória representou pra vc?

Não digo que representou, ela representa todos os dias a oportunidade de VIVER.

Quando pensamos em câncer, pensamos em morte. E são os casos de Vitória como o meu e de tantas outras pessoas que devemos divulgar, mostrar, falar, quebrar esse medo da morte.

Falamos tanto de morte, que esquecemos do principal, Viver. Viver? Como? Nos amando mais, nos respeitando mais, nos valorizando mais, nos ouvindo mais...são tantos mais que precisamos valorizar ...e esquecemos da pessoa mais importante desse mundo, nós mesmos.

Um médico me disse, quando descobri que estava com câncer, que nosso corpo dá sinais que devemos observar mais o nosso corpo, perceber quando algo não está legal.

Só que vivemos tanto no automático, na busca do ter, que esquecemos do principal, nossa Saúde.

Nesse momento que descobrimos o verdadeiro significado da palavra FÈ. É muito fácil falar de Fé, mas é nessa hora que percebemos como a vida é frágil e como somos testados na nossa humilde existência.

Gosto de frisar que: Câncer tem Cura e seu Apoio é o Melhor Remédio!


Já vi postagens suas e vi que vc sempre participa de campanhas voltadas para pacientes oncológicos. Conte um pouco dessa história pra gente.

Sim. Existem pessoas, mais especificamente Mulheres que assim como eu, são Vitoriosas nesse processo, que tem projetos lindos e sérios nessa área, com a qual me identifico muito e apoio. Procuro sempre participar, contribuir e divulgar esses Projetos que levam e mostram aos pacientes oncológicos a esperança, a acolhida, o carinho e principalmente o Amor. Quando estamos em tratamento,  nos sentimos muito sozinhos, a dor é nossa, os medos são nossos, as dúvidas são nossas, as incertezas são nossas... só quem passa por esse processo conhece e entende bem o que estou falando. Como passei pela doença...pelo tratamento  e me considero muito Abençoada por Deus, quero levar um pouco de luz e apoio, contribuir da melhor forma que posso.

Como estamos em Outubro, o foco é o Câncer de Mama – Outubro Rosa, tem o Projeto a Vida é Bela, de uma linda e vitoriosa Mulher, que sempre que posso participo oferecendo a minha voz e a minha rede de contatos.

Em Novembro, temos o Novembro Azul – Câncer de Próstata, ainda é cheio de tabu o exame, mas Homens, por favor se cuidem, deixem o preconceito e medo de lado e façam os exames.

Prevenir é sempre a melhor forma de autocuidado.



E agora vc encara um novo desafio: ser candidata a vereadora.  Quais serão as suas principais bandeiras de luta?

Em primeiro lugar a Valorização da Mulher! Hoje na maioria das famílias a Mulher é a base, a provedora, quem vai à luta para dar um mínimo de dignidade as pessoas que dela dependem.Acredito também que a Família deve ser valorizada e honrada, independente da sua formação. Fortalecer esse vínculo é de extrema importância para a sociedade, assumindo nossa responsabilidade como agentes de mudança.Também Defendo a Educação como base fundamental na vida das pessoas.Quando fui Secretária de Assistência Social, percebi que existem diversos Programas do Governo Federal para atender e dar suporte as Famílias e Fortalecer os Vínculos familiares,mas infelizmente esses programas ficam no papel, não são bem gerenciados e valorizados. Trabalhar pela reestruturação, gestão e acompanhamentos dos programas sociais, tirar do papel.

Na cidade temos várias Entidades, hoje são chamadas de OSCs, essas entidades fazem o trabalho que a Prefeitura deveria fazer, as pessoas que estão a frente dessas entidades, estão ali por amor e vontade de fazer a diferença, precisamos apoiá-las, valorizá-las, ajudar na criação de Projetos para que elas possam captar recursos municipais, estaduais, federais e também de empresas privadas, desenvolvendo trabalhos que com certeza farão e trarão vários benefícios a cidade e principalmente as pessoas, em vulnerabilidade social.

Um atendimento Humanizado, principalmente na Saúde. Com a Pandemia pude perceber como é necessário que a Prefeitura automatize e interligue todas as secretarias, tendo uma comunicação mais abrangente, podendo assim dar as pessoas um atendimento de qualidade, com mais agilidade e melhor resposta as suas questões e necessidades. Vi e senti a deficiência de uma Secretaria que é de extrema importância – a Secretaria de Saúde. Minha mãe tem 83 anos, mora comigo. No primeiro dia da vacinação da gripe, a levei em um posto de Saúde, a vacina tinha acabado, depois foi orientado, que deveríamos colocar o idoso no carro e levar nos locais de vacinação, como uma idosa de 83 anos, que tem Mal de Parkinson, fica agitada, pode ser colocada dentro de um carro e ficar quieta dentro do carro?  Para minha mãe ser vacinada, tive que ligar umas 3 vezes na Secretaria de Saúde para uma enfermeira vir atende-la em casa. O que quero contando essa história? Mostrar que precisamos de um atendimento mais humanizado e diferenciado para pessoas que tem dificuldade de locomoção, como: idosos, deficientes, pessoas em tratamento médico, entre outros.

Por acreditar e valorizar a Vida, vejo que a  cultura, a arte e os esportes, são essenciais no desenvolvimento e valorização da Família e dos vínculos familiares,  precisamos de atividades em que as crianças,  jovens, adultose aposentados, possam interagir de forma saudável e prazerosa.

Todos os projetos apresentados acima já existem, infelizmente não tem apoio, não são geridos e muito menos acompanhados.

Não precisamos fazer coisas mirabolantes, projetos de difíceis execução, só precisamos colocar em práticas o que já existe, claro adaptando a nossa realidade e ao nosso município.

Isso é mais fácil do que pensamos, desde que se tenha vontade e interesse político!

Vc diria então que a sua intenção é trabalhar com o social, trabalhar com gente?

Meu Projeto de Trabalho é e será sempre a valorização da Pessoa, precisamos entender ou melhor a Pandemia nos mostrou isso com muita dor e vem nos cobrando mais a nossa Humanidade.

Não existe Cidade, Estado e País, sem pessoas, sem gente.

Precisamos entender que quando nos propomos a sermos candidatos a qualquer cargo público, e caso eleitos seremos Servidores Públicos, e o que isso significa? Que estamos ali para trabalharmos para o povo, precisamos ouvir e entender as necessidades das pessoas, são pessoas que depositaram  o seu Voto nas urnas e agora querem que seus diretos sejam honrados.

Atendimento humanizado as pessoas, se colocar no lugar do outro, olhar nos olhos e entender o que o outro está passando, entendendo suas necessidades e opiniões.

Deixe sua mensagem  e seus contatos para que quiser conhecer seu trabalho e interagir com vc.

“Educai as crianças e não será preciso punir os Homens” – Pitágoras

Instagram: @nadiaguimaraessexologa

Facebook: Nádia Cota Guimarães

Whatsapp: 31-99681-0882

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

ENTREVISTA COM CHRISTIANO CANTOR, SOBRE TRAJETÓRIA, SONHOS E PLANOS


O BOM DIA entrevistou o cantor, compositor e candidato a vereador Christiano cantor. Christiano canta música sertaneja e faz dupla com Dayvid. Ele fala pra nós sobre sua vida na arte, sobre os desafios para os artistas durante a pandemia e sobre seus sonhos e expectativas

BOM DIA - Como vcs se viraram durante a Pandemia? Aproveitaram para compor coisas novas? Reciclar repertório?

Christiano-A pandemia caiu como um colapso em nosso entretenimento fomos os primeiros a ser atingidos. E nossa classe sobre muito mais de 6 meses de paralisação. Muitos passando extrema dificuldade financeira já que a maioria depende 100% da atividade.  Fizemos duas lives oficial da dupla e mais quatro participações em outras lives aonde arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos num total de 115 cestas básicas. Aonde conseguimos ajudar muitas famílias inclusive com doações para o apae de João monlevade e para o projeto quentinhas do bem da empresária  Elizete do Buffet barenze.

BOM DIA - Vc e o Dayvid, além da música, tem outras atividades para garantir o sustento?

Christiano-Temos sim. Porém a nossa maior renda vinha dos shows e eventos que foram todos cancelados.

BOM DIA - Vcs fizeram uma live, conseguiram ajudar instituições e levar a música de vcs até o público. O que acharam do resultado da live? Acha que as lives vieram pra ficar ou só durante o tempo da pandemia mesmo?

Christiano-Fizemos na verdade duas lives oficiais da dupla e mais quatro participações. Quando se faz o bem o resultado vem.   E veio através das doações citadas a cima. Temos gratidão a todos que doaram e se empenharam junto com agente pra fazer o bem e tentar minimizar o sofrimento de fome de muitas famílias . A lives abriram um nicho diferente que até então era desconhecida pra muita gente inclusive pra nós. Porém não veio pra ficar. Prova disso é a perda de audiência nos últimos meses que foram significativas. Isso mostra o desinteresse do público,  pois já se tornou cansativo. Não é novidade mais.  As pessoas gostam mesmo é de ir ao show presencial ao vivo, ver o artista de perto, se divertir com os amigos e sentir a emoção da canção de perto.

BOM DIA - O que vc acha da Lei Aldir Blanc? Se inscreveu?

Christiano: - Sobre a lei Aldir Blanc em princípio achei muito louvável do governo apesar que tarde de ajudar a classe do entretenimento. Porém a lei é muito complexa, confusa e se tornou burocrática perante a inúmeras exigências e restrições. Não fizemos a inscrição pois não encaixamos em algumas das exigências por tanto a lei não vai beneficiar a todas do entretenimento pois uma grande parte já recebe o auxílio emergencial do governo federal.

BOM DIA - Vcs são de Monlevade mesmo? Monlevade é uma cidade bem urbana. Quase não tem áreas rurais. Mas a música sertaneja é preponderante por aqui. A que vc acha que se deve essa preferência do público pelo sertanejo?

Christiano:Sim, somos nascidos e criados em monlevade . O sertanejo predomina pelo fato de ser uma cidade do interior e o sertanejo nasceu no interior do Brasil. Todos nós brasileiros temos um laço com o interior do Brasil através de algum parente que mora no interior que tem uma fazenda um sítio Enfim. Independe de quem canta outros estilos musicais tem uma história de vida relacionada ao interior do Brasil.

BOM DIA - A música sertaneja é o único estilo que sobrevive ao tempo. O rock já foi forte, o axé já comandou o Brasil, a MPB também já fez sucesso. Mas a música sertaneja nunca deixa de ser forte. A que se deve essa força do gênero?

Christiano:  o gênero sobrevive ao tempo pois como a música é universal o sertanejo também é...e foi se modernizando misturando com outros estilos musicais e ritmos, com isso atingindo outros públicos que não ouviam sertanejo.

BOM DIA - Quais os planos da dupla para o futuro próximo? Estão com saudades dos palcos? Acha que os eventos vão voltar com força total ou com freio de mão puxado ainda?

Christiano: o plano é voltar logo a fazer shows, sentir o calor do público novamente, levar a alegria de cidade em cidade e fazer o que agente mais ama que é cantar. A saudade dos palcos e do público é imensa.Tenho certeza que os eventos irão voltar e com força total e principalmente com a responsabilidade de sempre afinal o show da vida não pode parar.

BOM DIA - Vc se candidatou a vereador pelo MDB. Como acha que pode colaborar para o futuro da cidade?

Christiano- Monlevade é uma cidade de um potencial gigantesco em diversas áreas como por exemplo a cultura e o lazer que infelizmente foi enterrados de alguns anos pra cá.

Monlevade é um celeiro de artistas,esportistas etc. Tem capacidade para crescer o turismo, enfim.  E falta um vereador que olhe de verdade pra esse lado, alguém que viveu e sabe o descaso que é com a nossa cultura esporte e lazer. Por isso coloquei meu nome a disposição para candidato a vereador.

BOM DIA - Não acha que a prefeitura nos ultimos anos investiu pouco na cultura? Não faltam vitrines para que os artistas possam mostrar seus trabalhos para o público?

Christiano:  Sim, já não se vem investindo em cultura em monlevade há  muito tempo e agora muito menos ainda. A cultura junto ao esporte e lazer fomenta a economia por isso é muito importante andarem lado a lado pois geram e mantém empregos diretos e indiretos além do bem estar de todos nós pois gera qualidade de vida. Afinal, se divertir e sorrir não faz mal a ninguém.

BOM DIA - Na eleição desse ano, teremos muitos candidatos levantando a bola da cultura. O que vc considera que tem de diferencial? O que vc propõe para a área?

Christiano: O meu diferencial e a responsabilidade de estar dentro da cultura, vivendo isso de uma forma geral e lutar pela mudança com seriedade, com trabalho, sem mimimi,  sem fazer de conta pois de faz de conta já estamos cheios já faz tempo. Por isso me candidatei. A mudança tem que ser agora. Não dá mais pra esperar. A cultura, o esporte e o lazer de joao monlevade pedem socorro.Minha proposta pra área e a valorização e a oportunidade pra cultura esporte e lazer local, criar novas vitrines junto ao governo e a iniciativa privada que eu acho muito importante pra gerar mais força e ter mais visibilidade pra nossa cidade

BOM DIA - Quem quiser contratar os shows do Dayvid e Christiano tem de falar com quem? Deixe seus contatos para quem quiser falar com vcs. E aproveite para pedir uns votinhos. Pode ficar à vontade...

Christiano: para contratar a dupla dayvid e Christiano é só ligar para aga produções e eventos pelo (31) 9 8855-0394 com nosso Empresario Alex Godoy.  E aproveitando a deixa e pedir a população de João monlevade que me dê a oportunidade e a confiança de ser o Christiano cantor (filho de lelé do açougue ) vereador que todos possam de orgulhar. Meu número e 15111 pra trazer a alegria a todos através da nossa cultura esporte e laser.

BOM DIA  - E uma pergunta final. Vc acha que os artistas de Monlevade são unidos?

Christiano: Então. Eu acho que tem união sim. poderia ser muito mais é óbvio eu junto ao meu parceiro dayvid graças a Deus temos um ótimo relacionamento com artistas e músicos da cidade de diferente estilos graças a Deus o que falta e apoio de verdade a classe de uma liderança política para que essa união seja mais sólida um dos motivos que me tornei candidato a vereador de João monlevade

UMA ARQUIDUQUESA ENTRE NÓS ...


O Jornal BOM DIA tem a honra de entrevistar a senhora Arquiduquesa Jackeline Patrícia. Sua graça é Arquiduquesa de Schwertbrüder, antiga Prússia, Ducado Curlândia, Duquesa de Veneza e Duquesa da  Hungria, títulos que possui por direito e que são hereditários. Sua ascendência compreende desde Carlos Magno, nobres prussianos  e imperadores romanos, assim como os Ferreira de Castela. Ela vem ganhando cada vez mais a admiração dos monarquistas brasileiros e europeus. Muitos a chamam de Lady de Monlevade ou Lady de Schwertbrüder. Sua graça é opositora à forma republicana vigente no país, que segundo ela é fruto de um Golpe de Estado, e com seu engajamento no movimento monarquista, garante que não tivemos a redemocratização no Brasil. Mas vamos à entrevista...

1)- O que é ser nobre para Vossa Graça ?

Arquiduquesa Jackeline - Ser nobre é ser o que podemos ser de melhor ao nosso próximo. A nobreza deve anteceder títulos, consistir na simplicidade e bravura de ser, magnanimidade,lealdade,mas estar preparado pra defender, representar e exercer os interesses do seu povo. Como fizeram os pais de nossa nação, Pedro I e a Imperatriz Leopoldina, que defendendo os interesses de seu povo, exerceram nossa soberania, tornando- nos um Reino independente. Um nobre nasce pra servir, ou do contrário, não servirá pra ser rei ou rainha

2)- Vossa Graça vem trabalhando muito para o movimento de restauração da monarquia no Brasil,  com a ascensão de sua associação de militares monarquistas das Forças Armadas e auxiliares do Brasil. Como surgiu essa ideia? E como é a tarefa  de liderar esses militares?

Arquiduquesa Jackeline - Essa idealização na verdade vem de um antigo sonho de infância. Creio que seja minha missão que aguardava o momento certo,e as pessoas certas pra que fosse realizada. Eu sou grata a Deus e aos militares que hoje compõem o  conselho administrativo dessa associação, formada por militares de todos os estados de nosso país.A maior parte de nossas Forças Armadas é monarquista, o que é reconhecido por muitos generais. A Marinha do Brasil, com sua origem imperial, Bombeiros militares ou civis. Quanto a liderar, na verdade estamos em busca de um mesmo objetivo para nosso Brasil. A restauração da monarquia, o resgate de nossas reais referências históricas pra que prevaleça a ordem, a verdade, a justiça e a fé em Deus.

3)- O período imperial do Brasil para muitos é considerado um período de ouro. Vossa Graça acredita que se fala pouco sobre o Império nas escolas? E porque isso acontece e o que pode ser feito pra que essa realidade mude?

Arquiduquesa Jackeline - Os atuais livros de história escolares nada tem a agregar. Precisam ser urgentemente reescritos, trazendo verdades sobre nossa história e formar cidadãos verdadeiramente patriotas. Nenhuma  outra nação negligência tanto a própria história como o Brasil. E quando os livros trazem algo, trazem inverdades. Um exemplo: dizer que a família imperial era a favor da escravidão, o que não é verdade, ou que Dom Pedro I foi um imperador absolutista. Brasil nunca teve monarquia absolutista. Outro fato que lamentamos,  foi a construção de falsos heróis enquanto que os  verdadeiros são esquecidos e desconstruídos pelas narrativas republicanas e assim imputados a nossas crianças. A República pra se consolidar teve que se prestar ao papel de doutrinar nossa sociedade desde o golpe republicano. Perseguiu e aniquilou  aos que eram contrários ao sistema.

4)- Caso fosse restaurada hoje a extinta monarquia no Brasil, quem seria nosso atual imperador e como seria a monarquia?

Arquiduquesa Jackeline - Monarquia é o estado sem partido. Não existe o termo “monarquia extinta”,existe o trono imperial do Brasil , existe a coroa, existe os legítimos herdeiros, a diferença é que não está reinante. Nossa nação em sua formação sempre foi monárquica e crist. A república foi um golpe que veio depois,  de insatisfeitos com a abolição da escravidão decretada por nossa princesa regente Isabel. Em uma restauração da monarquia hoje, nosso atual imperador( de jure) seria o chefe de nossa Casa Imperial , Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel do Brasil. A Monarquia que almejamos é a parlamentarista, uma das formas de governo existente nos países ocidentais atuais, na qual o monarca exerce a função de Chefe de Estado representando o povo, sob o controle do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Ou seja, o imperador, o poder moderador, tendo o ministro o chefe de governo.

5)- O golpe republicano quando de sua época teve a legitimidade popular?

Arquiduquesa Jackeline - Basta olharmos lá atrás, em nossa história que podemos verificar que os únicos insatisfeitos com o Império  foram os idealizadores da República, que foi um movimento que surgiu entre alguns militares com apoio de Theodoro da Fonseca, (que foi quem declarou o golpe) e a oligarquia que se beneficiava financeiramente do comércio e tráfico de escravos e que compunham o parlamento de Pedro II, na ocasião da regência da Princesa Isabel do Brasil, sua filha. O golpe nunca teve legitimidade popular, tanto que foi declarado uma “república provisória”, e a alegação de que o povo teria direito a um plebiscito pra uma última decisão sobre qual seria o melhor sistema de governo para o  país.

6)- O movimento monárquico do Brasil sempre esteve vivo ou só agora ele vem ganhando toda essa dimensão?

Arquiduquesa Jackeline - O movimento de restauração da monarquia sempre esteve presente , sempre vivo no coração do povo brasileiro, mas só pode se tornar atuante a partir de 3 de Setembro do ano de 1.920, quando da derrubada do decreto da lei do banimento,onde a família imperial em exílio pode voltar e conseguimos liberdade pra falar abertamente sobre monarquia. Foi o exílio mais longo do mundo. Mas atualmente ele tem ganhando cada vez mais adeptos que começam a vir pra luz da verdade. O movimento cresceu 30% no  último ano segundo dados europeus. É da monarquia que o Brasil precisa.

7)- Em se tratando de restaurar monarquia, existe alguma outra nação que tende a reinar novamente? Ou somente o Brasil tem movimento pra restaurar monarquia?

Sim, Portugal, Itália, França, Hungria...toda nação quando evolui tende a ser monarquia, quando está atrasada tende a se afastar dela. Os países com maiores índices de desenvolvimento são todos monarquias. É pra onde todos querem ir. Um dos países que está bem próximo a ter sua monarquia restaurada em breve, é a Romênia, tendo a atual chefe da casa real  e guardiã da coroa, a rainha (de jure) Margarida. Existe país em que essa liberdade de lutar pelo melhor sistema de governo ainda nem é permitido.Em outros países esse movimento nasce agora.

8)-Existe aqui em João Monlevade, ou ainda está em formação algum movimento monarquista? Caso exista como os interessados podem fazer contato?

Arquiduquesa Jackeline - Sim, aqui existem monarquistas. Estou trabalhando na formação e fundação do Círculo Monárquico de João Monlevade. Aos que tiverem desejo de se informar e são simpatizantes da monarquia, basta entrar em contato com minha assessoria pelo WhatsApp

9)- Por qual razão optar por Monarquia Parlamentar a República presidencialista?

Arquiduquesa Jackeline - A monarquia parlamentar é unidade, preparo e continuidade. Somente um rei é um pai pra uma nação onde prepara o seu sucessor pra assumir . E nossa nação desde sua formação, é país monárquico e cristão, tendo sido hasteada como a primeira bandeira, a bandeira da Ordem da Cruz de Cristo. Um parlamento custa muito mais barato a uma nação do que o sustento de uma república corrupta e famílias de ex presidentes. A república nada mais é que um sistema de governo declaradamente falho e  quatriênios de interesses escusos, uma degenerescência. Não há como observar estabilidade em nenhum setor estando nossa nação sob o regime republicano, composto por golpes e mais golpes, e regimes autoritários. Sugiro a todos que leiam o livro do Príncipe e deputado Dom Luiz Philipe de Orleans e Bragança, “Porque o Brasil é um país atrasado”. Lá, encontraremos respostas

10)- Poderia nos falar um pouco sobre o trabalho que os militares monarquistas tem já que agora está formada a associação?

Arquiduquesa Jackeline - À princípio estamos empenhados em trabalhar em pesquisas e resgates de nossa verdadeira referência histórica quanto, resguardar e proteger pra que  prevaleça em verdade e trazer às escolas derrubando toda narrativa que a república construiu pra tentar se consolidar, muitas crianças não sabe fazer a leitura heráldica nem mesmo da bandeira republicana, uma educação voltada pra não formação de patriotas, destruindo assim uma nação. Já temos parceria com historiadores conservadores.Buscamos parceria com historiadores portugueses. Temos um projeto de  lei nacional pra homenagear nossos militares que tombaram no cumprimento de suas funções. Formar uma guarda pra Casa Imperial e suporte em eventos monárquicos. E estamos prontos pra lutar em prol da restauração do Império do Brasil,o Terceiro Reinado,  em conluio com a Casa Imperial.Me vejo realizada, encontrei meu caminho e fui recebida de braços abertos pelas Forças Armadas e auxiliares em geral. Agora juntos traçamos o futuro! Isso eu chamo de preparo, unidade e continuidade. A luta de hoje é a glória da nação amanhã.

11)- Vossa Graça tem planos para nossa cidade?

Arquiduquesa Jackeline - Sim, tramito a possibilidade de montar uma Brigada tática de bombeiros civis com disciplina militar e já estudo, traço e desenho a heráldica do brasão de armas da Brigada e os uniformes.

SABEM QUEM PRECISA CUIDAR DA SUA VIDA SEXUAL? VOCÊ!!! by Nádia Guimarães

  Uma vida sexual saudável traz diversos benefícios para o estado físico, mental e bem-estar da pessoa, além de contribuir para a qualidade ...