O compositor Cazuza usou de sua refinada ironia para falar sobre essa quase exigência social de que todos precisamos ter lados, ideologias.
Por que? Os ideais de cada um são pessoais e não temos a obrigação de seguir ou mesmo aceitarmos qualquer ideologias como verdadeiras...
Cada ser, se identifica com as ideias e ideais que melhor lhes convém.
O céu é azul, mas se eu quiser nas minhas idealizações, pensar que ele é cor de rosa, qual o problema nisso?
Já parou para pensar que nem tudo nesse mundo precisa necessariamente de uma explicação lógica?
Os artistas, por exemplo, independentemente de seu ramo artístico, têm suas ideias e ideais ou muitas vezes nem gastam seu tempo com nenhuma ideologia política e não tem menos beleza ou sensibilidade por isso...
Até concordo sim, que podemos gostar ou ter preferência por alguma ideologia, mas será que realmente precisamos dela para viver? E precisamos mesmo odiar os discordantes?
Importante ressaltar que, sonhos, ideias, ideais e ideologias não são sinônimos, embora se assemelhem na essência...
Quando sonhamos, produzimos uma ideia, temos o objetivo de alcançar um ideal ou mesmo partilhamos ou não de mesmas ideologias não significa que o outro deva viver os mesmos sonhos, alcançar o mesmo ideal, produzir ideias semelhantes ou mesmo aceitar a nossas ideologias ou a falta delas como certa ou errada.
Pode ser libertador nos desgarrar desse preconceito de que as ideologias, sejam elas quais forem, devam ser o sustentáculo de toda uma vida...
A melhor coisa que podemos ter chama-se LIBERDADE...liberdade de pensar, de agir, de ir e vir, de não se deixar escravizar pela visão do outro.
Sim...a visão do outro!
Uma palavra, pode ter vários significados, dentro de contextos e perspectivas diferenciadas, e não somente, aquilo que estamos acostumados a ouvir repetidamente.
Então...LIBERTE-SE!
Permita-se ver um céu rosa de vez em quando, um outro ser humano colorido...evite se limitar e colocar muros onde poderiam ser construídas pontes e jardins.
Cito, pois, a questão de religiões: sou contra essa ideia de que não podemos discutir um credo, embora o Estado seja laico, mas Deus é um só! Portanto, seja católico, evangélico, espírita, umbandista, budista, ateu, enfim, seja o que você quiser, só não se prenda a ideia de que o outro é obrigado a digamos “te engolir”. E porque não conhecer todas elas?
A intenção desse texto, não é dizer que ideologias são certas ou erradas, mas sim se você já se questionou, se realmente precisa ficar prisioneiro de uma ideologia para viver.
Porque a bem da verdade, há uma outra celebre afirmação, a qual abro parênteses, para pessoalmente concordar que diz:
"Éramos todos humanos até que a raça nos desligou. A religião nos separou. A política nos dividiu e o dinheiro nos classificou".
E você, pretende continuar prisioneiros das ideologias ou está pronto pra aprender o novo e voar livre pelo éter do conhecimento.
A escolha é sua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário