Na coluna dessa semana,
vou abordar um tema muito delicado. Vou falar sobre um tipo de Preconceito
específico voltado a pessoas portadoras de doenças mentais que não podemos ignorar...
Existe uma frase que diz:”cada um sabe onde dói!” E o preconceito dói! E com os doentes mentais não é diferente, pois a intensidade é ainda maior.
Como gosto de PENSAR MONLEVADE, em suas vertentes, a preocupação com este grupo vulnerável, do qual faço parte, sim! Sou portadora de Transtorno Bipolar, tipo II e isso não é motivo de vergonha! Sou tratada e tenho uma vida aparentemente normal, qual seja, me encaixo nas normas que a sociedade impõe a todos. Mas e os outros? Os que não possuem condições e nem são tratados com a dignidade que necessitam? Não merecem nossa atenção?!
Só para esclarecer algo, que acho vital, os portadores de doença mental, não precisam de pena ou dó. PRECISAMOS DE RESPEITO!
Não escolhemos, muitas vezes, sermos portadores dessas comorbidades, mas infelizmente na loteria da genética, acontece.
Independente de nosso tom de pele, nossa crença, nossa preferência política, somos cidadãos como vocês. Não cabe aqui continuarmos a sermos tratados como “et´s”...
Desta forma, convido a vocês leitores, seguidores do Jornal BOM DIA, PENSANDO MONLEVADE E PENSANDO MONLEVADE POLÍTICA, a também seguirem o grupo PSICO FOBIA...AQUI NÃO!, onde procuraremos através de diálogos francos, entre sociedade civil, classe médica em geral e demais curiosos e os próprios portadores de doenças mentais, debatermos este importante tema, em busca de soluções que possam ajudar o sistema de saúde do município a diminuir os impactos causados por este tipo de preconceito e porque não, achar soluções para minimizá-lo.
Certo é que, não podemos “ser varridos para debaixo do tapete” e nem “confinados em porões para não importunarmos as visitas”...SOMOS SERES HUMANOS E MERECEMOS RESPEITO E DIGNIDADE!
Quando digo somos, me refiro a todos e todas as pessoas em nosso município, portadores de algum distúrbio mental, sem entrar no mérito se esses transtornos os levam a qualquer tipo de deliquência.Isso é assunto para outra coluna...
Pois bem, a PSICO FOBIA, nas palavras da psicóloga Maria de Lourdes Santos[1], pode ser definida por:
[1] https://g1.globo.com/ro/vilhena-e-cone-sul/noticia/psicofobia-preconceito-contra-vitimas-de-transtornos-mentais-prejudica-pacientes.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário